Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
24 jun 2016

Amiga da onça lamenta morte de Juma

Arquivado em Animais, Direito Animal

onçablog

Talvez poucas pessoas tenham conhecimento sobre o meu amor incondicional pela onça-pintada, o maior felino das Américas, presente em todos os biomas brasileiros. O animal (nome científico: Panthera onca Linnaeus), também conhecido por jaguar ( o termo vem do tupi-guarani, e significa “que mata com um salto”)  é  o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão. É um animal robusto e musculoso. Tamanho e peso variam consideravelmente, podendo atingir até 2,41 metros e pesar 158 quilos.

Sou editora do blog “Amiga da Onça-Pintada“, uma iniciativa voluntária para divulgar a importância da onça para a conservação do meio ambiente, em especial da Mata Atlântica. Inclusive criei uma campanha para incentivar a indicação da onça-pintada como símbolo das Olimpíadas de 2016. Criei outro blog com a finalidade de despertar o amor pelo nosso rei da floresta. AQUI. Os Amigos da Onça também estão no Facebook. Já somos mais de 6 mil amigos da onça. Uma outra iniciativa foi produzir um vídeo simples sobre os hábitos do jaguar e movimentar a campanha.

Por isso meu coração está partido. Metade dele está com Juma, uma onça acorrentada, morta pela ignorância de alguns em um momento festivo, em Manaus. A minha postagem não é apontar culpados. Somos todos responsáveis pela cultura do aprisionamento dos animais silvestres para efeito recreativo. A onça era bem tratada pelos militares. Já mostrei vários vídeos de total entrosamento entre o humano e a fera. Portanto, lamento profundamente pelo ocorrido, mas confesso que ainda estamos muito longe da convivência harmoniosa com a natureza selvagem.

Você deve estar logado para comentar.