Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
28 jan 2016

Cigarro, envelhecimento e medicamentos podem deixar os dentes amarelos; saiba mais:

Arquivado em saúde, Saúde Bucal
cigarro-o-vilao-da-saude-bucal

Divulgação

Muita gente não sabe, mas sorrir ajuda a liberar endorfina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer, e ainda influencia nos sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico. Ao sorrir, a pressão arterial e a frequência cardíaca aumentam, possibilitando o fluxo de sangue no organismo; os pulmões hiperventilam, otimizando a distribuição de oxigênio nos tecidos e; por último, há um aumento da quantidade de saliva e, consequentemente, da imunoglobulina, substância de defesa do organismo. Além de todos estes benefícios, de acordo com pesquisa realizada pela  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com 1.612 jovens, a saúde dos dentes interfere diretamente a autoestima.

“A importância do sorriso é muito maior do que as pessoas imaginam”, alerta o Dr. Paulo Coelho Andrade, especialista em implantodontia e odontologia estética. Por isso, a preocupação com um sorriso saudável vai além dos problemas físicos; como força mastigatória, dor na mandíbula, fonética e alterações no sono, por exemplo. Atualmente a odontologia estética está relacionada ao bem estar integral. “São diversas opções para reabilitação oral, como: clareamento, próteses e implantes. Os pacientes buscam uma imagem mais positiva, por meio de um sorriso bonito e harmonioso, explica Dr. Paulo.

Adriana Santos: Quais os motivos para dentes amarelados?

Paulo Coelho: Pode ser causado por vários motivos. Nem sempre o amarelamento dos dentes significa má higiene. Fatores genéticos, envelhecimento, além do consumo de tabaco e de medicamentos, estão relacionados ao amarelamento.  Traumatismos e tratamentos de canal insatisfatórios também podem levar ao escurecimento dos dentes.

Adriana Santos: O que pode ser feito para clarear os dentes?

Paulo Coelho: Há muitas possibilidades. Clareamento a laser é a melhor opção para dentes saudáveis. Para dentes em tratamento endodôntico (tratamento de canal), realiza-se o clareamento endógeno, que é um tratamento a laser exclusivo para clientes com canal tratado. Quando o paciente necessita de um clareamento somado ao alinhamento e/ou à falta de estética dos dentes, a melhor opção é a técnica de faceteamento, restaurando a cor, estética e funcionalidade ideais.

Adriana Santos: Quais os alimentos que alteram a cor dos dentes?

Paulo Coelho: Os alimentos com maior potencial de pigmentação dentária são: chocolates, molho de tomate, beterraba, açaí, cenoura e vinho tinto. Eles causam o que chamamos de pigmentação extrínseca. Como é impossível a exclusão total destes alimentos do nosso dia-a-dia, é indispensável uma boa higiene e frequentes visitas ao dentista para profilaxia ou retoque do clareamento.

Adriana Santos:  Por que alguns dentes quebram com facilidade?

Paulo Coelho: Algumas pesquisas relacionam a fraqueza dental a fatores genéticos. Já os fatores sistêmicos como deficiência de cálcio na formação dos dentes e uso de certos medicamentos no mesmo período podem sim facilitar a quebra, uma vez que essas carências causam alterações na estrutura dental.

Você deve estar logado para comentar.