Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
17 nov 2016

Santa Casa promove atendimento gratuito de “prevenção do pé diabético”

Arquivado em Cidade, saúde, Uncategorized

diabetes2Em comemoração ao ‘Dia Mundial do Diabetes’, a Clínica de Endocrinologia da Santa Casa BH e a equipe do programa de Mestrado Profissional em Educação em Diabetes do Instituto de Ensino e Pesquisa SCBH promovem, durante o mês de novembro, ações educativas sobre a importância da prevenção e do cuidado com o diabetes.

Nos dias 12, 18 e 19/11, será realizada a ‘Capacitação em Neuropatia e Pé Diabético’ para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, podólogos e demais profissionais da área de saúde.

Com duração de 16 horas (divididas em aulas teóricas e práticas), o curso apresenta detalhes da fisiopatologia do pé neuropático diabético,  isquemia, tratamento da neuropatia e classificação de risco, biomecânica do pé, úlceras neuropáticas e isquêmicas e cuidados podológicos, além de workshops sobre ‘Exame do pé e instrumentos para diagnóstico da neuropatia’, ‘Palmilhas e calçados especiais’ e ‘Remoção de calos e curativos’.

No dia 18, das 18 às 21:40 h, a atividade terá continuidade com os workshops ‘Protocolos do Ambulatório de Neuropatia e Pé Diabético’ e ‘Exame do pé e instrumentos para diagnóstico da neuropatia’, no IEP SCBH.

A abordagem prática desta capacitação será realizada no dia 19/11, das 8 às 12 horas, durante a tradicional ‘Campanha de Prevenção do Pé Diabético’ – promovida anualmente no Centro de Especialidades Médicas SCBH (rua Domingos Vieira, 416 – Santa Efigênia).

Durante a ação aberta ao público, as pessoas com diabetes receberão orientação dos profissionais de saúde da instituição e farão os testes para avaliar a saúde dos pés e rastrear o comprometimento dos pés pelo diabetes.

Além dos testes, este ano a campanha ainda contará com diversos consultórios, oferecendo atendimento gratuito com podólogos. O pé diabético é uma lesão de difícil cicatrização que geralmente ocorre em pessoas que não controlam adequadamente a doença.

Você deve estar logado para comentar.