Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
28 jun 2018

Voluntariado no cooperativismo marca o Dia C na Praça da Assembleia

Arquivado em Cidade, Comportamento

dia c

O cooperativismo e o voluntariado são os destaques desta semana na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Além de uma audiência pública sobre o tema programada hoje (28/6/18), pelo segundo ano consecutivo a Praça da Assembleia vai sediar no sábado (30) o Dia de Cooperar (Dia C), que visa celebrar ações de voluntariado do cooperativismo mineiro.

A atividade na praça, das 9 horas às 13 horas, é gratuita, aberta ao público e realizada pelo Sistema Ocemg, formado pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG).

Estão na programação oficinas circenses, apresentações culturais, espaço de recreação infantil, exposição e degustação de produtos de cooperativas, além da oferta de dicas de saúde e quick massage. Também haverá doação e troca de livros e recebimento de lixo eletrônico. Entre as atrações musicais está a banda Putz Grilla.

Confira a programação completa:

9h30 às 10 horas: Batuque Salubre – Apresentação musical (percussão)

10 horas às 10h30: Trupetralha – Apresentação circense

10h45 às 11h15: Projeto Encantando Coopemata – Coral infantil

11h30 às 13 horas: Banda Putz Grilla – Show de encerramento

O Dia C aconteceu pela primeira vez em 2009, com a participação de 139 cooperativas mineiras que se reuniram para realizar diversas ações voluntárias. Só em 2017, foram 254 cooperativas participantes, 56.456 voluntários envolvidos e mais de 916 mil pessoas beneficiadas.

Segundo a Lei Federal 5.764, de 1971, que define a Política Nacional de Cooperativismo, as sociedades cooperativas são aquelas que celebram contrato se obrigando reciprocamente a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.

Por: Assembleia Legislativa de Minas Gerais

*