Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
02 set 2015

As teorias da conspiração fazem algum sentido?

Arquivado em Comportamento

illuminati

aécio maçonariadilma illuminatti

Quando as crises financeiras e políticas apertam, surge um solo fértil para as teorias da conspiração, em especial nas redes sociais. Você sabe exatamente o que é teoria da conspiração? Também chamada de “conspiracionismo” é qualquer teoria que explica um evento histórico ou atual como sendo resultado de um plano secreto levado a efeito geralmente por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como uma “sociedade secreta” ou “governo sombra”.

Conversei com Sérgio Pereira Couto, 48 anos, jornalista e escritor especializado em história do esoterismo, da ciência criminal, de teorias de conspiração e das sociedades secretas. Segundo entrevista para a revista Istoé em 2010, foi redator das revistas História Oculta e Biblioteca Negra, publicadas pela Editora Mythos, além de ter participado das revistas Geek, Discovery Magazine e outras. Hoje continua a trabalhar com outras revistas da mesma editora (Biblioteca Secreta, Sociedades Secretas e Arquivos Negros), enquanto prepara novos livros que serão lançados em livrarias e bancas de jornais. Confira:

Adriana Santos: Na sua opinião: por que as crises políticas e econômicas favorecem as teorias da conspiração?

Sérgio Pereira Couto: Numa situação onde ninguém sabe apontar um culpado oficial, uma causa para a crise acontecer, é mais interessante experimentar a sensação de “estamos impotentes” do que se preocupar em localizar as verdadeiras causas e analisá-las. Assim, é mais fácil culpar as conspirações, algo que não acontece em plena luz do dia e que nunca se sabe quando estão em operação, do que admitir que a possível culpa esteja em nós mesmos, pela incapacidade de enfrentar o problema.

Adriana Santos: Na sua avaliação, quais os motivos dos interesses dos brasileiros pelas sociedades secretas, em especial com relação aos Iluminatti?

Sérgio Pereira Couto: Todo povo gosta de pensar que os problemas de seu dia-a-dia são causados por forças “invisíveis”, como dizia Jânio Quadros. Com os estadunidenses, o vilão preferido sempre foi o governo federal, pois contra ele pouco (ou nada) pode ser feito. O mesmo acontece no Brasil. O que não se conhece ou não se tem acesso, é foco de desconfiança. E o governo está cheio de membros de sociedades secretas (principalmente maçons). Essa história toda de Illuminati no governo é coisa típica de conspirólogos (estudiosos de teorias de conspiração) e nunca esbarra na confirmação histórica, científica ou mesmo acadêmica. Porém todos adoram uma boa história de suspense, não é? Assim, é fácil pensar nos Illuminati como o grupo manipulador que todos adoram odiar…

Adriana Santos: Até que ponto as sociedades secretas influenciam a política brasileira?

Sérgio Pereira Couto: Hoje em dia, muito pouco. Mesmo porque os diversos grupos sabem que, desde o estouro de O Código da Vinci em 2004, as sociedades secretas passaram a ser uma atração que atrai muita gente. E depois, esquecemos com facilidade que não são apenas políticos que participam desse tipo de grupo. Praticamente todos os setores da sociedade moderna frequentam as lojas e templos ligados a maçonaria e outros grupos.

Adriana Santos: A maçonaria continua influenciando a política brasileira?

Sérgio Pereira Couto: Se levarmos em consideração que os políticos da velha guarda eram, em quase sua maioria, maçons, há ainda muitos casos de que seus filhos e até seus netos passaram a fazer parte da mesma sociedade secreta. Ainda mais porque a Maçonaria possui grupos organizados para as esposas, os filhos e as filhas, ou seja, cobrem todos os componentes da família tradicional. E a famosa ajuda que os membros dão uns aos outros ainda faz com que muitos prefiram se tornar maçons a fim de conseguir uma ascensão social e até econômica rápida. Não acredito em uma influência direta, mas sim indireta.

Adriana Santos: Ao longo da história da humanidade, várias sociedades secretas foram criadas com os mais diversos propósitos, que obviamente nunca são totalmente revelados, se tornando um fácil alvo de teorias de conspiração. Por que os iluminatti são considerados as sociedades secretas que buscam dominar o mundo e são tão temidos pelos cristãos?

Sérgio Pereira Couto: Meus contatos e minhas pesquisas desmentem isso de maneira inequívoca. Para se ter uma ideia, é complicado falar sobre Illuminati sem vê-los inseridos em outros contextos (dentro das lojas maçônicas ou misturados com os neotemplários, por exemplo). Não há hoje um grupo que seja Illuminatus por si mesmo. Até o site oficial deles está dentro do domínio grandorient.org, que pertence aos Maçons. Isso os torna parte dos Illuminati? Pelo contrário, mostra que são um pequeno grupo que age de maneira quase simbiótica com os maçons, bem maiores e com muito mais recursos. Pelo que eu saiba, os cristão nunca temeram os Illuminati mais do que qualquer outra sociedade secreta. Esse é um conceito criado pela ficção de Dan Brown e não corresponde aos fatos históricos colhidos e reconhecidos pelos pesquisadores tarimbados. E os Illuminati não querem mais dominar o mundo do que as demais sociedades secretas. Novamente é necessário separar o joio do trigo por aqui.

Adriana Santos: Por que as sociedades secretas não aceitam membros mulheres?

Vale dizer que apenas os ramos mais tradicionalistas não aceitam mulheres. Mesmo na Maçonaria já há correntes feministas e mistas, embora não sejam reconhecidas pela maçonaria tradicional. Isso tem uma explicação histórica: desde o começo esses grupos eram exclusivos de homens, que os mantinham em atividades ditas “saudáveis” longe dos rigores e obrigações do casamento, como se fosse uma espécie de “clube de cavalheiros”, comuns até hoje na Europa. Há quem afirme que as mulheres não são aceitas porque tem “tendências a falar mais que os homens” e que, por isso, não serviriam para guardar os segredos dos grupos onde atuam, mas são apenas reinterpretações modernas e sem apoio histórico.

Adriana Santos: Os iluminatti estão presentes no governo brasileirol? A presidente Dilma poderia ser uma Iluminatti?

Sérgio Pereira Couto: Não. Não há nenhum Illuminatus no governo. E se houver, com certeza não estará no PT ou se envolvendo com política brasileira via partido.

Adriana Santos: Por que alguns símbolos Iluminatti são considerados satânicos?

Sérgio Pereira Couto:  Os símbolos universais, quando não se conhece sua verdadeira origem, são assim interpretados porque a maioria das pessoas tem a mente fechada e imagina sempre um cenário de conspiração ou controle da mente. Nenhum dos chamados símbolos Illuminati são satânicos. Nem mesmo os símbolos considerados satânicos são assim chamados, são pura invenção de pessoas normais. O Olho que Tudo Vê, como já disse antes, é apenas a presença de Deus,nada mais. Ou já esqueceram que Deus não tem a forma de um homem velho de barbas longas? Como você representa algo que não tem forma? Essa do domínio político de um único país é invenção descarada de conspirólogos.

Adriana Santos: Muitos afirmam que alguns desenhos animados muito conhecidos das crianças usam mensagens subliminares para atender aos planos de dominação dos Iluminatti. Isso é possível? O cinema, por exemplo, seria um grande divulgador das ideias Iluminatti?

Sérgio Pereira Couto: Outra bobagem pura. Sim, na teoria qualquer coisa (mesmo um simples email) pode passar uma imagem codificada ou um texto subliminar. Mas se começarmos a ver demônios onde não existem, de que adianta irmos ao cinema ou vermos tv? A maldade está na cabeça de quem interpreta o quadro que vê. O cinema é propagador de violência e sexo, não de ideias Illuminati.

Adriana Santos: Você é Iluminatti ou conhece algum me membro Iluminatti?

Sérgio Pereira Couto: Não, com certeza não sou um Illuminatus. Conheço pelo menos seis pessoas que são Illuminati, três delas maçons e três pertencentes a outra vertente. Todos são minhas fontes de confiança e uso-as toda vez que preciso de informações. Da mesma forma que mantenho relações com pelo menos um membro de todas as outras sociedades existentes.

  • joao emilio

    Em 02.09.2015

    ADRIANA SANTOS muito desenformada deveria pesquisar mais antes de perguntar besteira .parabens ao SERGIO PEREIRA COUTO muito bem informado .ai sim mandou super bem falou o que sabe nao inventou nada.

  • Adriana Santos

    Em 02.09.2015

    Prezado João, as minha perguntas foram selecionadas a partir dos questionamentos feitos nas redes sociais por pessoas leigas no assunto. O repórter pergunta aquilo que muitos querem saber, não aquilo que uma minoria já sabe. Com certeza você já é uma pessoa interessada no assunto e tem conhecimentos mais avançados sobre sociedades secretas. Obrigada pelo comentário. Abraços

  • geraldo magela

    Em 02.09.2015

    Taí, gostei da esplanação desse senhor, esse é um assunto que me interessa muito, parabéns pela escolha, amei

  • Adriana Santos

    Em 02.09.2015

    oi Geraldo, o Sérgio é um especialista no assunto com vários livros publicados. Obrigada pelo comentário. Abraços.

  • Rita de Cássia

    Em 02.09.2015

    Gostei muito da matéria. Pra ficar melhor, poderia ter sido muita mais longa.

  • Guilherme

    Em 02.09.2015

    É uma pena que as perguntas, quase todas, foram na intuição de denegrir a imagem dos Iluminatis, e maçons, ou associá-los ao mal. Eles não são inimigos do povo, eles são o povo! E a entrevista poderia ter sido melhor aproveitada, para clarear a mente das pessoas com relação a este assunto.

  • Delio

    Em 02.09.2015

    Uma coisa esta clara: facebook e whatsapp sao de propriedade da nsa e têm a nitida intencao de manipular e criar tumulto onde o governo nao seja do intere$$e americano. Ate experiencias sensoriais eles fazem como foi noticiado a pouco tempo. E estupido é o que nao falta nessas redes sociais.

  • EvandoAssis

    Em 02.09.2015

    Em se tratando de fôrma, com todo respeito Adriana, você tá bem formada sim.
    Quanto a reportagem, gostei das informações sim…

  • Fausto

    Em 02.09.2015

    Entao como o professor amigo dos illuminati explica que todos que se opoem ao sistema sao assassinados/ suicidados. Desde Jesus Cristo a Martin Luther King, John Kennedy, John Lennon, Kurt Cobain, Jim Morrisson, Jimi Hendrix, Tupac Shakur, etc… Quem ataca o capitalismo ou defende alguma religiao primeiro tem sua vida virada de cabeça pra baixo com calunias dos meios de comunicacao e depois é assassinado por um “louco” ou entao “se mata”. Sera apenas uma simples coincidencia? Veja o Lennon, foi a bancarrota no fim dos beatles .depois de compor imagine o hino illuminati voltou a ficar bem. Depois que se tornou ativista de esquerda passou a ser perseguido pelo governo americano. Ficou 5 anos sem gravar nada pra cuidar do filho. Quando voltou a gravar compos “walking on thin ice” e principalmente “watching the wheels” onde diz ” im no longer play the game” anlise a letra. Pra mim foi assassinado porque viram que ele ia voltar a botar a boca no mundo contra os illuminatis.

  • Duda Marques

    Em 02.09.2015

    Alguem entao poderia me explicar com que objetivo o google mapeou e fotografou cada centimetro do planeta terra?

  • Oswaldo Janot

    Em 02.09.2015

    Minha maior curiosidade sobre os maçons é o que eles têm de dar em troca dessa assensão social e economica rapida, se sao apenas pequenos favores ou se, ja que têm que cuspir na imagem de Cristo, essa dívida inclui prejudicar os outros e/ou assassinatos.

  • Rafael

    Em 02.09.2015

    BULLSHIT!
    Esse cara não sabe de nada!

    youtube.com/watch?v=4oOFKhIry3M

  • EvandoAssis

    Em 02.09.2015

    Mas é claro que a maçonaria é muito mais forte do que parece.
    Se identificam através de aperto de mão, assinatura, símbolos nas residências, etc.

    Tem maçons advogados, promotores e juízes.
    Você acredita que haveria justiça imparcial em julgamentos em que um lado é
    maçom e o outro não?

    Maçom identifica maçom em qualquer parte do mundo.
    É claro que tem que ter um objetivo maior,ainda que seja a longo prazo.

  • Joao

    Em 02.09.2015

    Depois que criaram a expressão teoria da conspiração, o mundo se tornou melhor e mais evoluído, acabaram-se as conspirações e golpes, tudo virou teoria.
    Tá certo, que muita coisa é paranóia de gente que vive procurando pêlo em ovo, mas não podemos olvidar que essas sociedades secretas, não apenas a maçonaria, mas outras irmandades da religião católica, protestante, muçulmana, do judaísmo etc, continuam existindo e se organizando para influenciar a política e seus assuntos de interesse.

  • Bruno

    Em 02.09.2015

    Acorda povo Jesus esta voltando isso tudo é satanás brincando mais uma vez ele é especialista em enganos e mentiras. Não tenho existe outro lado como a bíblia diz ele é o deus dessa era e cegou entendimento da humanidade . o mundo jaz no maligno ou seja já esta condenado. Aceite Jesus como seu único e suficiente salvador e deixe essas bobagensce esses tipos de preocupações de lado venha viver a com a certeza de que Deus é o dono da sua vida. E ele cuida de você.

  • Washington Guedes

    Em 02.09.2015

    O tema foi bom, mas os amigos do escritor a qual ele diz serem maçom , não sabem nada.
    Sugiro prezada Adriana Santos procurar o Grão mestre da Maçonaria ou do GOB/MG e fazer uma entrevista.
    pelo que já vi os mesmos estão abertos. ai sim tiraria dúvidas de todos nós.

  • Adriana Santos

    Em 02.09.2015

    Olá Washington, obrigada pela sugestão de entrevista. Acho que será muito bacana, já que o assunto foi bem aceito e os leitores desejam saber mais sobra a maçonaria. Abraços

  • natália

    Em 02.09.2015

    Olá Adriana, achei bem legal essa entrevista. Como sugestão, gostaria que pesquisasse na maçonaria se há a participação de lideranças religiosas, é bem interessante também. Que Deus te proteja nesse seu trabalho. Abraços!

  • Adriana Santos

    Em 02.09.2015

    oi Natália, obrigada pelo carinho. Prometo mais postagens sobre o assunto, em especial questões envolvendo a Maçonaria e grupos religiosos . Que Deus proteja você e sua família. Abraços.

  • Lauro

    Em 02.09.2015

    Boa reportagem, Parabéns Adriana! Mas está claro, se é secreto e há informações que se passadas para fora são punidas gravemente, está claro que o nosso amigo recebe informações que podem ser liberadas, até mesmo canais com History e Discovery mostram isto de forma clara. abs

  • Pleonasmo

    Em 02.09.2015

    Illuminatti é só uma distração pra vcs ficarem discutindo ai enquanto tem algo bem pior, uma filosofia gnostica sendo jogado nas suas caras todos os dias pela mídia…

  • natanael

    Em 02.09.2015

    De que adianta falar..o que importa se este tal é um especialista ou não…acaso tem ele alguma capacidade a mais do nós aqui?…certamente não.Mas que há uma verdade o deus deste século cega o entendimento das pessoas para não verem a vdd, e ainda debocham de nós..quer ver? eu amava uma música quando criança: EYE IN THE SKY (Alan Parsons project) , mas eu era criança e não conhecia o Inglês..vejam o que diz essa porcaria de música..eu sou o olho no céu olhando pra vc eu posso ler sua mente, eu sou o criador das regras cuidado eu posso te enganar..anos 90 pessoal…agora vem um desqualificado espiritualmente querendo desvirtuar os que querem se libertar..é como se o diabo dissesse nessa música : EU DITO AS REGRAS, EU DIGO O QUE VC TEM QUE VESTIR, COMER, COMO SE COMPORTAR..E NINGUEM VAI DESCONFIAR DE MIM POIS EU DOMINO TUDO DESDE DE SÉCULOS…BOO!..HIPÓCRITAS.

  • natanael

    Em 02.09.2015

    AH JÁ SEI VCs VÃO PEDIR MODERAÇÃO, NÃO IMPORTA NÃO PUBLIQUEM ENTÃO, FICA PARA REFLEXÃO DO REDATOR , O PRIMEIRO MANDAMENTO DE DEUS É: “AMARÁS TE DEUS DE TODO O CORAÇÃO ALMA E ENTENDIMENTO…É TERRÍVEL FICAR PRESO,,,ESPERO QUE ALGUEM SE LIBERTE ..ENTENDIMENTO DEUS DARÁ AOS QUE O AMAM E O TEMEM..

Você deve estar logado para comentar.