Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
22 set 2015

Como identificar e tratar a gripe canina

Arquivado em Animais
cachorro-com-febre1

Imagem Google

Assim como os humanos, os peludos também ficam gripados. Seres humanos não pegam gripe dos cães, mas um cão pode passar pra outro.

A gripe canina é também chamada de Traqueobronquite Infecciosa Canina ou “Tosse dos Canis” e assim como ocorre com a gripe humana, os casos de gripe canina aumentam com a chegada do inverno e as mudanças bruscas de temperatura. Todo o animal, não importa a raça ou a idade pode pegar a tosse dos canis através do ar ou no contato direto com cães doentes.

Conversei  sobre gripe canina com o médico veterinário Dr. Mario Rennó, graduado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG em 2003. Especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais (Residência Médico-Veterinária) Nível 1 em 2005 e Nível 2 em 2006 pela Escola de Veterinária da UFMG. Especialista em Ortopedia e Traumatologia de Pequenos animais pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Área de atuação: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Anestesiologia, Radiologia Internação e Reprodução de Pequenos Animais.

Adriana Santos: Quais os sintomas de um cachorro resfriado?

Mario Renno: O resfriado não é tão comum nos cães, porém pode acomete-los e é fácil identificar os sintomas que se parecem muito com os dos humanos como prostração (mais quietos), corrimento nasal (translúcido) espirros esporádicos e também poderá ou não ocorrer febre.

Adriana Santos: Qual a diferença entre resfriado e gripe?

Mario Renno: A principal diferença entre gripe e resfriado é a intensidade de sintomas onde de modo geral os da gripe são mais intensos.

Adriana Santos: Quais os cuidados necessários para que o cão com traqueobronquite infecciosa canina ou tosse do canis não torne uma sinusite e em casos mais graves pode se tornar uma pneumonia?

Mario Renno: Para se evitar a evolução do quadro clínico de uma gripe ou resfriado para bronquite ou pneumonia o animalzinho deverá ser levado ao Médico Veterinário assim que se iniciarem os sintomas.

Adriana Santos: Os cães devem tomar analgésicos nos primeiros sinais de resfriado?

Mario Renno: Não. NUNCA deve-se medicar seu animal sem o mesmo ser avaliado por um Médico Veterinário que irá diagnosticar qual a causa do problema e dessa forma medica lo adequadamente.

Adriana Santos:  Como evitar a renite alérgica, em especial em cães com focinho curto?

Mario Renno:  Várias são as causas de Rinite Alérgica nos cães como por exemplo perfumes e odorizadores de ambientes, polens, fumaça de cigarros, gramas, dentre outras substâncias denominadas Alérgenos (proteína desconhecida ao organismo que desencadeia reação de hipersensibilidade). Para se evitar deve-se evitar o contato do animal com essas substâncias e/ou leva los ao médico veterinário para que sejam feitos testes alérgicos e identificar qual o alérgeno específico (ou grupo de alérgenos) está causando o problema e planejar tratamento com vacinas específicas, hoje já disponíveis (veja em https://www.facebook.com/clinicaveterinariavetmaster  ).

Adriana Santos:  Resfriados em cães podem ser transmitidos para humanos e vice versa?

Mario Renno: Não. Os agentes causadores de resfriado/Gripe em cães e humanos não são os mesmos e não são transmitidos entre si.

Adriana Santos: Há vacinas contra gripes em cães?

Mario Renno: Sim. Hoje existem disponíveis em Clínicas Veterinárias vacinas contra gripe canina que auxiliam na prevenção da doença

Adriana Santos: O que fazer em caso de febre?

Mario Renno: A gripe canina é altamente contagiosa para os cães, ou seja, é transmitida de cão para cão principalmente pelo contato. Para diminuir as chances de seu animalzinho adquirir a doença, além da vacinação, mantenha-o protegido do frio, da umidade e do vento, evite banhos em dias frios, evitar aglomerações de animais e ao surgimento de qualquer sintoma procure o médico veterinário.

Um dos sinais clínicos da gripe, é o aumento da temperatura corporal do cão (“febre”) ao notar que seu cãozinho está prostrado e “quente”, procure o médico veterinário . Evite “receitas caseiras” em qualquer situação pois estas poderão prejudicar e não ajudar.

  • Lidi

    Em 22.09.2015

    Achei bastante legal esse conteúdo. To muito bem chegou meu colchão novo. Comprei aquele da tv. Está me ajudando a reduzir a minha dor nas costas alivia mesmo. Vê ai se fiz certo o endereço por favor. Alguém de vocês já viu? Parece que melhora até insonia.

Você deve estar logado para comentar.