Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
22 set 2015

Dia mundial sem carro incentiva mobilidade urbana

Arquivado em Cidade

sem carro2dia mundial sem carro

O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma iniciativa popular que vem se difundindo no mundo para diminuir a poluição e efetivar a mobilidade urbana.

O primeiro país a comemorar essa data foi a França, no ano de 1997. A partir daí, gradativamente vários outros lugares passaram a celebrá-la, principalmente em razão da atuação de grupos ambientalistas e também de ativistas que lutam também por uma melhor mobilidade urbana. Nos anos 2000, várias nações europeias já haviam difundido essa prática, inclusive com a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, criada pela União Europeia.

No Brasil, desde 2001, movimentos ambientalistas e cicloativistas colocam a prática do Dia Mundial sem Carro em atividade, não tão somente deixando o uso do automóvel, mas promovendo incentivos para que as pessoas utilizem meios alternativos de deslocamento nas cidades, principalmente com o uso da bicicleta para percorrer certas distâncias. Com isso, além de emitir menos poluentes na atmosfera, também há a promoção da mobilidade urbana, o que proporciona uma melhoria na qualidade de vida para a população.

Participe desse dia em favor da Mobilidade Urbana com menos trânsito, seja caminhando, utilizando transporte público ou bicicleta, e sem se locomover de carro!

Incentive amigos, familiares e conhecidos a fazerem o mesmo, ampliando assim a conscientização cidadã por um trânsito melhor e um meio ambiente mais sustentável!

Fonte: Brasil Escola

  • João Marcos

    Em 22.09.2015

    Num país como o Brasil, onde o transporte público é extremamente precário, uma mobilização dessas acaba caindo no ridículo.

  • Marcos

    Em 22.09.2015

    Para comemorar, tirei meu V8 da garagem, desliguei o modo ecônomico e fui de carro para o trabalho fazendo 3km/l… falow galera!

Você deve estar logado para comentar.