Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
16 nov 2015

Jabuticaba é atração no festival de Sabará

Arquivado em Cidade
jaboticaba2

Divulgação

A Prefeitura de Sabará vai realizar o 29º Festival da Jabuticaba & 13a Feira do Artesanato nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. O local escolhido é a Avenida Central (Lagoa da Reta), no bairro Campo Santo Antônio. Na ocasião, o visitante terá a oportunidade de apreciar a saborosa Jabuticaba in natura e seus derivados e também adquirir produtos feitos pelos artesãos da região.

Na área reservada aos derivados da Jabuticaba poderão ser encontrados diversos produtos como: vinhos, licores, geleias doces e temperadas, compotas, bombons, trufas, bolos, sucos, chup-chups, sorvetes e outras delícias. Já na parte do artesanato, o público terá uma variedade de trabalhos feitos à mão para adquirir: palmas barrocas, renda turca de bicos, imagens, quadros sacros, oratórios, brincos, colares, anéis, pulseiras, produtos em biscuit, bonecas de pano, bolsas em couro e sabonete artesanais dentre as muitas opções da feira.

A Jabuticaba é uma fruta 100% brasileira e suas árvores podem ser encontradas em todos os estados brasileiros. Por ser uma espécie que se adapta a vários tipos de clima, é fácil de cultivar. A polpa é rica em ferro, fósforo e boas doses de niacina e antocianinas, vitaminas que melhoram a digestão e são muito eficientes no combate ao aparecimento de células cancerígenas e tumores. Se consumida com a casca e com o caroço, ajuda a regular o intestino, pois é uma excelente fonte de fibras.

Conversei com Marcio Souza, nutricionista esportivo e clínico funcional, sobre as propriedades medicinais da jabuticaba. Confira:

Adriana Santos: Quais os benefícios da Jabuticaba?

Márcio Souza: A jabuticaba é um excelente alimento funcional. É uma fruta rica em compostos fenólicos, principalmente as antocianinas. As antocianinas pertencem à classe dos bioflavonóides e conferem à planta essa cor forte, arroxeada, estando presente principalmente na casca. Além das antocianinas, a jabuticaba também é fonte de ácido elágico, ácido gálico e quercetina. Esses componentes fazem com que a jabuticaba tenha um excelente poder antioxidante, combatendo radicais livres, e com estudos recentes sendo realizados no diabetes, hipertensão, obesidade e até mesmo em doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Além do efeito antioxidante, a jabuticaba também exerce efeito anti-inflamatório, vasodilatador e hipotensor.

Além de ser fonte de antocianinas, a casca da jabuticaba é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel, que controla o aumento dos níveis de açúcar no sangue e diminui a absorção de gorduras, sendo interessante para o diabetes, hipercolesterolemia e obesidade. E a polpa ainda é fonte de vitaminas e minerais, como ferro, vitamina C, B3 e fósforo.

A jabuticaba é uma fruta tão potente e é nossa, 100% brasileira, com propriedades semelhantes às berries, como morango, mirtilo, framboesa.

Adriana Santos: A jabuticaba é bem-vinda nas dietas de emagrecimento?

Márcio Souza: A jabuticaba pode sim ser usada em dietas de emagrecimento. O acúmulo de gordura corporal aumenta a produção de compostos inflamatórios e aumenta o estresse oxidativo, com maior produção de radicais livres. A jabuticaba e seus compostos fenólicos reduzem essa inflamação e favorecem a perda de gordura. As fibras da fruta também contribuem para a saúde intestinal, e sem um intestino funcionando bem, o emagrecimento não acontece de forma adequada.

Adriana Santos: Como consumi-la?

Márcio Souza: O ideal é consumi-la fresca, principalmente quando estiver na época. Mas hoje em dia a jabuticaba é utilizada também na produção de vinhos, licores e geleias. O suco ou o chá de jabuticaba é excelente para a saúde, e não precisa usar açúcar, já que a fruta já é doce suficiente. Procure um nutricionista e inclua todos esses benefícios no seu dia-a-dia.

Adriana Santos: Alguma receita?

Márcio Souza: CHÁ DE CASCA DE JABUTICABA

Modo de preparo: Ferva por 5 minutos 250 ml de água com 15 cascas de jabuticaba. Retire as cascas e tome o chá, rico em compostos fenólicos.

Mas é claro que você não precisa perder as fibras presentes na casca. Acrescente essas cascas em um iogurte natural ou mesmo em uma salada de frutas.

A jabuticaba pode sim ser usada em dietas de emagrecimento. O acúmulo de gordura corporal aumenta a produção de compostos inflamatórios e aumenta o estresse oxidativo, com maior produção de radicais livres. A jabuticaba e seus compostos fenólicos reduzem essa inflamação e favorecem a perda de gordura. As fibras da fruta também contribuem para a saúde intestinal, e sem um intestino funcionando bem, o emagrecimento não acontece de forma adequada.

NINGUÉM RESISTE…. 

#Repost @sitiosaolucas・・・? ? tem gente que ama jaboticaba mesmo, neh !?! ? ? #sitiosaolucas

Posted by S Simplesmente on Quarta, 30 de setembro de 2015

Você deve estar logado para comentar.