Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
15 ago 2018

Mistérios da Ufologia e da Astronomia integram a programação da Virada Varginha 2018

Arquivado em Cidade, Comportamento, Ufologia

imagem_release_1388963

Há vinte e dois anos Varginha ficou conhecida mundialmente. Desde o Caso ET a cidade passou a ser rota de estudiosos e aficionados por Ufologia e Astronomia que viajam até o Sul de Minas a procura de respostas sobre o fato. Durante a Virada, o assunto também será tema de várias ações abertas ao público que quiser aprender um pouco mais sobre o caso e sobre os mistérios e curiosidades do céu da região.

Durante os dias do evento dois telescópios vão circular por alguns pontos da cidade, para que o público possa observar o sol, a lua e alguns planetas. Os equipamentos vão ser disponibilizados pelo Observatório Vaz Tolentino, de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto de Pesquisa, Educação e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis– IPEARTES e SEDUCE-GO além do Observatório Centauro de Cambuquira. Os astrônomos João Marcos de Almeida Pinto e Raoni Vilhena vão acompanhar os observadores para responder perguntas sobre o tema.

A Ufologia e Astronomia integram ainda a programação dos Cinemas de Rua. Na sexta no Parque Rinaldi 2 e o sábado no Carvalhos será exibido o desenho animado BugiGangue no Espaço, uma animação 3D intergalática que conta com a participação especial do personagem ET de Varginha. Já na plataforma da Estação Ferroviária, a exibição de vários documentários e reportagens sobre o Caso ET de Varginha e um debate com ufólogos será a oportunidade para quem quiser aprofundar no assunto.

A Virada Varginha é um festival de cultura e promoção de conhecimento, por isso o céu e seus mistérios não poderia ficar de fora da programação. O coordenador-geral do festival, Diego Gazola observa que, embora o Caso ET tenha projetado a cidade para o mundo, poucas pessoas conhecem a fundo a história e o que é Ufologia e Astronomia. “Percebo na cidade, entre os moradores, um curiosidade grande sobre o Caso ET, mas com poucas chances de discutir o fato de forma séria e informativa, por isso estamos trazendo a temática para a Virada. Queremos também que as pessoas tenham a chance de olhar para o céu de uma maneira diferente ampliando consciência e conhecimento”, destaca.

ONDE PROCURAR:

Na quinta (17): os observatórios estarão montados das 11 h às 13 h, no Calçadão da Wenceslau Braz.

Na sexta (18): os observatórios estarão montados das 11 h às 13 h, na Praça Getúlio Vargas; e das 19 h às 22 h, ao lado do Memorial do ET, na Vila Paiva.

No sábado (18): na arquibancada do Estádio 7 de Setembro, na rua Paraná, das 19h às 22h.

A programação completa da Virada Varginha 2018, está disponível no site www.viradavarginha.com.br

*