Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
22 fev 2016

Proteína na alimentação vegetariana ainda é um grande mito

proteinaproteina vegetal

Por: Mônica Vitorino
Email: nutricionistamonicavitorino@gmail.com
vida.nutri – alimentação vegetariana
Rua do Ouro, 603 – sala 02
Belo Horizonte

IMG-20160118-WA0000

Arquivo pessoal

Na realidade é muito raro encontrar vegetarianos/veganos com deficiência proteica.

Para o perfeito entendimento do tema é importante saber que proteína é um conjunto de aminoácidos. Quando o corpo fabrica estes aminoácidos, chamamos de não essenciais. Quando o corpo não fabrica, chamamos de essenciais e são estes que buscamos na alimentação. Quando os essenciais estão todos reunidos em uma só proteína chamamos de completa, como é o caso da proteínas de animais,  de alguns vegetais e de proteínas que combinamos através da alimentação.

Os alimentos vegetais contém todos os aminoácidos essenciais que necessitamos. O que difere é o teor  em cada vegetal e o que garante a ingestão de todos é a combinação entre eles, alcançado através da variedade no cardápio. Não é necessário fazer um esforço intencional de combinar os alimentos para conseguir a composição ideal em aminoácidos na alimentação sem proteína animal. Uma dieta contendo variedade de grãos, legumes, sementes e vegetais fornece proteína o bastante para alimentação equilibrada, sem a superdosagem a que a maioria dos que ingerem  animais e seus derivados estão expostos. Necessitamos de 0,8 gramas de proteina por kg de peso/dia e que é facilmente alcançado na dieta vegetariana e infelizmente ultrapassado na dieta onívora, causando diversas consequências como osteoporose, aterosclerose, doenças no fígado, rins dentre outros.

Comida vegetariana não é “substituir a carne pela soja”, ou seja, macarrão com molho “bolonhesa” de proteína de soja, panquecas, bolinhos, quibes, escondidinhos, também com proteína de soja. Todos feijões são alimentos que se equiparam a carne em termos proteicos. Quinoa contém todos os aminoácidos essenciais e é ecologicamente viável. Amaranto,  declarado “o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano”, em 1979, pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, possui também aminoácidos essenciais. Algas, cogumelos, pistache, castanha de caju, aveia, amêndoas, chia são alimentos ricos em proteínas.

A famosa combinação entre cereais e leguminosas diariamente ( ex arroz e feijão) é muito bem vinda. De fácil aquisição, saborosa, baixo custo.

Mesmo que não seja vegetariano, arrisque, inove e conheça as saborosas preparações que esta forma de alimentar proporciona. Garanto que não se arrependerá!

Cá entre nós: a natureza sabe o que faz!!

Você deve estar logado para comentar.