Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
03 jul 2019

Shopping recebe a exposição sobre as primeiras formas de vida até o surgimento do homem

Arquivado em Cidade, Comportamento

A exposição Terra de Lund será realizada nos dias 6 a 21 de julho, no Shopping Monte Carmo, em Betim, com o objetivo de explorar as primeiras formas de vida que surgiram no mar, desde as formas de vida simples, unicelulares, primitivas até a evolução de organismos mais complexos e o surgimento das plantas nos continentes.

É possível visualizar toda essa transição por meio de fósseis de invertebrados marinhos, em destaque as trilobitas, que povoavam os mares durante o período Devoniano (416 milhões e 359 milhões de anos).

Do ambiente oceânico primitivo, entramos em uma era de transição da vida aquática para a terrestre, ainda na Era Paleozoica (542 milhões e 251 milhões de anos atrás). São vistos registros de vegetais e dos primeiros peixes e anfíbios. E chegamos a um estágio próximo a florestas, que marca o início da Era Mesozoica (251 milhões e 65,5 milhões de anos atrás). Aqui surgem os primeiros animais terrestres, com variados fósseis dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Onde reinaram os temíveis dinossauros.

O destaque da exposição fica para o período em que surgiram os primeiros hominídeos, há 4 milhões de anos na África. Réplicas de fósseis, ferramentas pré-históricas, utensílios de caça e artefatos decorativos. Um mergulho na arte rupestre e nas tradições dos primeiros humanos.

A exposição faz uma homenagem ao pai da paleontologia, arqueologia e espeleologia. Peter W. Lund (1801-1880), naturalista dinamarquês que descobriu centenas de espécies extintas e a presença do homem pré-histórico na região de Lagoa Santa, MG. Peter W. Lund escavou milhares de fósseis. O visitante vai conhecer mais sobre o estudo das cavernas com as maquetes e representações sobre os processos geológicos.

Há vários banners e displays que complementam a exposição, que é ricamente ilustrada e com mais de 200 peças, sendo algumas únicas. Para as crianças, a parte lúdica fica com a turminha da Terra de Lund, com livros, atividades e exibição do desenho animado, “Terra de Lund, a pedra do espaço”. Um passeio pelo mundo fantástico da pré-história. Aventura e conhecimento. O projeto é uma realização do jornalista mineiro Paulo Baraky Werner.

SHOPPING MONTE CARMO
Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 – Ingá Alto, Betim – MG

Você deve estar logado para comentar.