Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
06 jul 2021

Sororidade: entenda e aprenda algumas formas de empatia entre mulheres

Sororidade significa irmandade (em latim, sóror =irmãs). O conceito de soronidade está para além da união afetiva entre mulheres em busca de alcançar objetivos em comum.  Não podemos perder de vista que o termo está fortemente associado ao feminismo e ao aspecto de dimensão ética/política, no sentido de fortalecer a igualdade de gênero. Infelizmente, a nossa sociedade ainda desvaloriza o papel da mulher no mercado de trabalho e nas atividades domésticas. É bom lembrar que as mulheres ocupam apenas 10% dos cargos de liderança. Com relação às mulheres negras, a desigualdade é ainda mais constrangedora e racista. Talvez por isso, a rivalidade entre mulheres é cultural, em especial nos países latinos-americanos, onde as oportunidades de trabalho são limitadas.

No entanto, uma rede de mulheres bem resolvidas resolveu levantar a bandeira de promover o bem-estar de outras mulheres, por meio de ações simples e empáticas. Listei algumas formas para o entendimento da essência do termo.

Mulheres não devem enxergar outras mulheres como rivais, inimigas… principalmente no ambiente profissional. Pelo contrário, mulheres podem ajudar outras mulheres, principalmente apoiar aquelas mais vulneráveis aos ataques machistas. Se você tem mais experiência, oriente as mulheres mais jovens, com generosidade. Se você tem um cargo de destaque na empresa, permita que outras mulheres tenham mais oportunidades de capacitação e de qualificação. Valorize o trabalho das mulheres que trabalham nos serviços gerais, na limpeza, na portaria… Não permita que o trabalho das mulheres seja invisível no local onde você é líder.

Elogie, sempre! Evite julgamentos preconceituosos e invejosos. Mulher gosta de ser elogiada por outras mulheres. Seja gentil.

Apoie o trabalho artístico de outra mulher. Compre mais livros de autoras. Opte por consumir produtos feitos por mulheres (artesanato, joias, perfumes, doces, roupas).

Se colocar no lugar da outra, sempre quando necessário. A maternidade é uma fase linda, mas também recheada de incertezas. Ficamos mais sensíveis. A menopausa é outro período de muitas mudanças hormonais e comportamentais. A mulher sofre mais com a depressão. Isso não é frescura. Isso pode ser desequilíbrio hormonal.

Não ataque outras mulheres nas redes sociais por conta de um padrão de beleza que não existe. Se você presenciar um ataque pessoal, defenda a vítima.

Seja feliz! Seja empática! Seja livre! Seja gentil!

Você deve estar logado para comentar.