Facebook Twitter Youtube Google+ Image Map
07 nov 2015

Tragédia em Bento Rodrigues: quem vai pagar a conta?

Arquivado em opinião, SUS, Vlog
bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros/divulgação

OPINIÃO Quem vai pagar a conta dos prejuízos causados pela tragédia em Bento Rodrigues? Já posso garantir que a conta não será barata, principalmente porque envolve recursos que deveriam ser disponibilizados ao meio ambiente e à saúde da população local. As autoridades precisam colocar no papel, por exemplo, os gastos públicos com o Sistema Único de Saúde (SUS). Você sabia que o SUS sempre está presente nos desastres ambientais, mobilizando centenas ou milhares de profissionais da saúde?

São várias perguntas sem resposta. A tragédia envolvendo o rompimento de barragens não é novidade em Minas Gerais. A população geralmente paga a conta social, ambiental e emocional. Alguém sabe o que aconteceu com as famílias das últimas tragédias?

Fiz algumas considerações sobre a tragédia que já marcou profundamente a história de omissão ambiental do nosso estado. Veja:

  • otavio dada junior

    Em 07.11.2015

    Tragédia! Porque ocorreu? Como evitar? Matéria prima exportada a preço de banana para causar tudo isto? Vale a pena  o “custo malefício” ??? Somos escravos de megaconsumidores ???? Isto permite a sustentabilidade ?

  • Guilherme Brandão

    Em 07.11.2015

    E dessa vez não será diferente, visto que o mau-caráter do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, já adiantou a posição do governo de que a mineradora é vítima no caso. Lamentavelmente o Poder Público, especialmente o eleito pela população tem uma relação muito próxima com os infratores, os degradadores, que são os grandes financiadores de campanhas políticas e acabam com grande poder sobre os corruptos e gananciosos gestores. Basta ver que as pastas e comissões relacionadas ao meio ambiente, tanto no âmbito executivo quanto no legislativo são cada vez mais ocupadas por pessoas que possuem justamente um posicionamento contrário à sua preservação, normalmente ligados diretamente a grupos interessados na usurpação e deterioramento ambiental. Caberia ao povo mudar isso, mas se a maioria tem dificuldade até em perceber o óbvio, quanto mais a investigar os interesses que estão por trás de cada candidato.

  • LÉCIO DOS SANTOS MARTINS

    Em 07.11.2015

    O POVO QUE MORREU E OS DESABRIGADOS VÃO PAGAR A CONTA MAIS UMA VEZ ASSIM COMO NAQUELE DESASTRE COM A BARRAGEM DA VALE QUE POLUIU ATÉ NO RIO DE JANEIRO E AQUELE COM A TUBULAÇÃO DA PETROBRAS NO RIO GRANDE DO SUL QUE FOI ENCOBERTO E NÃO DERAM EM NADA .E AGORA ESSE MINISTRO DE MERDA DO PT JÁ ESTÁ ARRUMANDO DESCULPA PARA ACOBERTAR MAIS ESSA TRAGÉDIA .E AINDA ESSE PAPINHO DE TREMOR ISSO É PAPINHO DE EMPRESA PARA ESCONDER OS ERROS COMETIDOS SÓ ELES RECEBERAM INFORMAÇÕES DE TREMOR FORNECIDAS PELA PUC E MAIS NINGUÉM .

  • Julio Mndelli

    Em 07.11.2015

    Não vai acontecer nada a Samarco.Se for punida será tudo brando. Se fosse em um País sério uma empresa que provocasse um desastre ambiental desse tamanho,sem falar no principal que foi a perda de vidas, essa empresa estaria seriamente comprometida,sem falar nos custos que essa empresa seria obrigada a arcar.Mas no Brasil, com uma justiça que não funciona,autoridades incompetentes e muitas vezes sob suspeita, nada acontecerá.Por fatos assim o Brasil é um país de um povo sem esperança e sonhos.

  • marcio messias soares

    Em 07.11.2015

    vai ficar por isto mesmo, diretores da vale, fazem reunião com os promotores, governador e cada um sai alegre da reunião, com uma mala cheia de dólares, e soltam uma nota, dizendo que a população é culpada por residirem perto deste chiqueiro

  • Eduardo

    Em 07.11.2015

    Isto aqui é Brasil, minha gente. O judiciário só existe para garantir seu rico salário no fim do mês… o legislativo e o executivo só servem para te manipular e se perpetuar no poder. Ninguém de partidos como PT, PMDB, PSDB… moverá um dedo contra as mineradoras que, aliás, financiam todas as campanhas políticas e o povo… de tão bobo que é, permite que estes três poderes (ou melhor, quadrilhas) roubem toda a riqueza produzida pelo país e, no fim da história, continua votando e elegendo os canalhas de sempre. Será que este mesmo povo não tem um pouquinho de culpa por não se revoltar e por sempre colocar bandidos no poder? Então, a culpa não é só da Samarco, é nossa também.

  • Eduardo Antunes

    Em 07.11.2015

    Como sempre o povo pagará mais esta conta. Antes deste acidente o Fernando Pimentel já havia encaminhado à ALMG O Projeto de Lei 2046/2015 flexibilizando o Licenciamento Ambiental.

  • Ildeu

    Em 07.11.2015

    Nós, o governo Pimentel ainda quer dar isenção fiscal para as mineradoras. Quando o presidente da samarco dava entrevista deveria ser preso. e o governo de minas ainda deu para ele a medalha tiradentes por bons serviços prestados a minas.

    ESTA TRAGÉDIA DEMONSTRA QUE O BRASIL É UMA TERRA DE NINGUÉM, OU SEJA CASA DE PUTA COMANDADA POR SACANA.

  • Ari Ferreira

    Em 07.11.2015

    Pagar a conta? Quanto vale uma vida? Ninguém jamais pagará, no mínimo a mineradora deve reconstruir a cidade, agora, vidas e o ecosistema jamais terá como repor.

  • Marcos Chaves

    Em 07.11.2015

    Esse é o resultado de um pais descontrolado, sem comando, o povo Brasileiro não merece uma coisa dessas, mesmo sendo a maioria que coloca vagabundos como os que ai estão, no poder. A impunidade está colocando o nosso pais no mais baixo escalão no cenário internacional, fazem piadas com um pais da dimensão do Brasil, isso precisa mudar, o mesmo poder que elege esses vagabundos, seja qual legenda for, também pode retirar essas criaturas do poder. Eu fico muito triste com isso tudo que está acontecendo com meu pais, mesmo não estando vivendo nele há algum tempo.

    Minha solidariedade ao povo do distrito mineiro que sofre com mais um descaso das autoridades, que Deus os proteja.

  • Cidrac Pereira de Moraes

    Em 07.11.2015

    É isso ai. Esta semente pode começar a germinar a solução. Esse tipo de tragédia acontece ha centenas de anos, mas, agora, com as facilidades da comunicação o debate pode ser ampliado e a solução buscada. Logo, merece respeito a iniciativa deste blog.
    A questão das multas, ao meu ver, servem apenas para dar notícia na televisão, mas, o certo é que a multa aplicada quase sempre não é executada por várias razões. O pessoal do Ministério Público gosta muito é de holofote e quando atuam é depois que o mal esta concretizado e irremediável.
    Acredito que a solução passa pela compreensão das pessoas diretamente envolvidas, pois, elas necessitam entender que o MODELO ECONÔMICO ADOTADO é desastroso. Evidente que a modificação passa por ingerências políticas, todavia, no nosso modelo a política é o campo legítimo de debate e soluções. Assim, restam a nós e a pessoas de boa vontade como essa moça do blog suscitar os questionamentos e propor alterações. Cabe, também, as pessoas irem superando os velhos hábitos de acompanhar novela, big broder, Silvio Santos, Faustão e tantos outros que vivem alienando e anestesiando os principais interessado e que podem alterar essa correlação de forças. Quem não reage, rasteja!
    Grato.

  • Samuel Gonçalves Machado

    Em 07.11.2015

    Não vai acontecer nada.Quem teve seus prejuízos, vai arcar com ele sozinho.Uma ajudazinha do governo aqui outra ali.Só isso.Assim como nossos governantes só pensam em sí próprios e a justiça é prá lá de lenta,a Samarco vai ficar numa boa.

  • rui simões de souza

    Em 07.11.2015

    A SAMARCO sabe muito bem de suas responsabilidades. Agora quem vai pagar toda esta conta é o meio ambiente e a população em geral. Estamos no BRASIL e aqui ninguém assume nada e a justiça não existe.

  • Jose Mauricio

    Em 07.11.2015

    E ainda chamam de tragedia, como se fosse um evento natural e nao uma acao perpetrada por uma companhia sem compromisso com o bem da comunidade e com o meio ambiente. Deve-se sempre indagar o que este modelo de aproveitamento de recursos naturais contribuiu para a populacao. Nao tenho receio de errar dizendo que contribuiu com nada. Basta fazer algumas visitas nos municipios onde estao localizadas estas mineradores

  • GuilhermeCouto

    Em 07.11.2015

    Onde se lê SAMARCO,deveria aparecer na midia em geral VALE e BHP que estão entre as cinco maiores minerados do MUNDO,talvez desta maneira,um CEO da VALE ou da BHP,iria se expor a assumir esta tragedia.

  • Alexandre

    Em 07.11.2015

    No Linkedin as pessoas estão entrando e desejando “força a Samarco neste momento tão dificil”….. Os valores se inverteram no Brasil de tal forma que quem comete o erro recebe apoio….

  • Fernando Costa

    Em 07.11.2015

    Quem vai pagar a conta? A resposta é óbvia: Todos nós: os brasileiros palhaços.

Você deve estar logado para comentar.